quarta-feira, 30 de março de 2011

Banda Desenhada - O Começo

A Banda Desenhada começou, por mais incrível que pareça, na Pré-História! Apesar de ser uma maneira muito mais primitiva, os desenhos feitos nas paredes das cavernas eram a maneira que o ser humano tinha naquela altura de retratar algum acontecimento.
O desenvolvimento do ser humano levou também a um desenvolvimento deste tipo de Banda Desenhada, sendo que esta passou a ser produzida através de hieróglifos (método de escrita dos egípcios) bem como nas tapeçarias medievais.
Surgiram igualmente os quadros, que todos nós conhecemos, que são também uma maneira de narrar um acontecimento ou história, ou de retratar um pensamento ou sentimento.
Os tipos de BD mais recentes são as tiras ou revistas/livros. Esta variante começou com as sátiras políticas publicadas nos jornais ou apenas caricaturas das figuras importantes desse tempo. Com o tempo foi sofrendo uma evolução, passando a ser publicadas revistas e livros já com histórias completas e muito maiores, o que acabou por despertar na população um grande interesse, tornando-se assim tão conhecida como é hoje.

Aqui estão algumas imagens, para poderem perceber do que estamos a falar.


Pinturas em cavernas


Hieróglifos


Tapeçarias medievais


Quadros



Sátira política


Revistas/Livros de BD

Sem comentários: